(Foto: google)
Um terremoto nesta terça-feira na costa de Fukushima provocou um tsunami que afetou a região da central nuclear que sofreu um grave acidente em 2011, mas a princípio não foram registrados danos às infraestruturas e horas depois o alerta foi cancelado.
A agência meteorológica japonesa revisou a estimativa inicial do sismo, passando de magnitude 7,3 (6,9, segundo o instituto geológico americano USGS) para 7,4.
O terremoto aconteceu às 5h59 (horário local), a uma profundidade de 10 quilômetros, e teve como epicentro uma zona da cidade de Fukushima.
A companhia Tepco (Tokyo Electric Power), que opera a central de Fukushima, indicou que uma onda de um metro tocou a costa adjacente, mas que, segundo informações preliminares, não houve incidentes.
A Tepco relatou ainda que um dos sistemas de refrigeração da piscina de combustível usado pelo reator 3 de Fukushima Daini parou, mas seu funcionamento foi restabelecido pouco depois.
Duas horas depois do terremoto, na costa de Sendai, na cidade de Miyagi, registrou-se uma onda de 1,4 metro. Em outras localidades, o nível do mar subiu vários centímetros, indicou a agência meteorológica nacional.
A princípio, a agência havia alertado que ondas de até três metros poderiam ser registradas, mas sete horas depois do tremor o alerta foi suspenso.
Mas a agência advertiu a população que nos próximos sete dias devem ser registrados tremores secundários.
Segundo informações preliminares não houve danos, e foram registrados apenas alguns feridos sem gravidade. Moradores do litoral sentiram fortemente os tremores e 10.000 pessoas abandonaram suas casas.
"Foi um sismo forte e muito longo. As sirenes soaram para prevenir sobre o risco de tsunami na costa, mas estou preocupada principalmente com as centrais nucleares", desabafou Akemi Anzai, residente na localidade de Minamisoma, ao norte de Fukushima.
LINK: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2016/11/22/interna_internacional,825733/terremoto-provoca-tsunami-na-regiao-de-fukushima-mas-sem-provocar-dano.shtml