(Foto: Divulgação)
A cada 40 minutos o câncer de próstata mata um homem no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais.
Este ano, o Núcleo de Automecânicas e Autoelétricas, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), encabeça a campanha Novembro Azul, com a proposta de investir em conscientização ao mobilizar e chamar atenção da população masculina para que busquem orientação médica e realizem exames periódicos.
Com lançamento da campanha marcada para sexta-feira (04) no Auditório da entidade, o coordenador do Núcleo, Marcos Antonio Hartwig, explica porque o Núcleo tomou esta iniciativa.
"Analisamos em uma comissão dentro do nosso Núcleo e chegamos à conclusão de que o Novembro Azul tem tudo a ver conosco. Quando se fala em mecânico, a imagem que vem a mente é de um sujeito 'bruto', uma 'fortaleza', mas que na verdade esta tão suscetível de ser acometido por essa doença como qualquer outro. Visando alertar os homens sobre este problema, tomamos a decisão de abraçar esta campanha", explica.
Para Marcos, a prevenção masculina é mais do que importante, é 'quebrar um tabu', já que normalmente os homens têm mais dificuldades em buscar ajuda médica.
"Por si só o homem é muito relapso com relação à saúde, deixa para depois, não procura ajuda médica e é bastante teimoso. Se cuida bem pouco, com raras exceções. Nossa campanha quer contornar esse comportamento, queremos, a exemplo das mulheres, melhorar a qualidade de vida e ganhar longevidade. Para isto, estamos abraçando e desenvolvendo essa campanha com a Acimacar. É preciso que os homens vençam o preconceito e façam os exames. Afinal, quando descoberto precocemente as chances de cura chegam a 90%", salienta.
Esta será a primeira edição da campanha Novembro Azul encabeçada na entidade. "Estamos plantando uma sementinha em Rondon, visando à conscientização masculina, que possui índices de morte muito elevados. A intenção é despertar a preocupação preventiva."
O coordenador acrescenta que faz parte da missão do Núcleo o envolvimento social em prol de causas como estas. "Também sentimos a necessidade de estar mais perto da sociedade num todo. O nosso trabalho, no dia a dia, se assemelha a de um médico, porém 'médico de automóveis'. Queremos com a campanha estar mais perto da população, mostrar que nos preocupamos com o bem comum e lembrar que a chave contra o câncer é a prevenção", finaliza.
Atividades
Durante o mês de novembro, serão distribuídos materiais informativos na Rotatória da Bandeira (dias 12 e 03 de dezembro) e será realizada palestra de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem como ação para estimular a prevenção.
A palestra será ministrada pelo médico urologista Alexandre Claro Haber, na quinta-feira (17), às 19h, no auditório da Câmara de Vereadores, com entrada gratuita.
Camisetas da campanha podem ser adquiridas de acordo com solicitação de pedidos na Acimacar.