Registro da entrega dos kits do Projeto Papa Pilhas à proprietária da ProSaúde, Sandra Klein, realizada pelo presidente do Conselho de Administração do Sicoob Marechal, Luciano Cremonese, e pelo gerente da agência, Élcio Hilton Heidrich: 25 lojas da rede (Foto: Divulgação)
As pilhas e baterias de uso doméstico representam um grande risco ao meio ambiente quando descartadas de forma incorreta. Sabendo disso, o Sicoob Marechal idealizou em 2009 o Projeto Papa Pilhas, que visa a recolha e a destinação adequada destes materiais.
Em sete anos, já foram retirados da natureza mais de duas toneladas de pilhas e baterias, ação que contribuiu para diminuir o impacto ambiental que esses produtos causam no meio ambiente.
A iniciativa conta com importantes parcerias, entre elas a ProSaúde. Vinte e cinco lojas da rede no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo serão pontos de coleta do projeto a partir de setembro. "A parceria com a ProSaúde é um casamento perfeito, pois ao retirar da natureza esses metais pesados estamos contribuindo para deixar o solo limpo pra produção de alimentos", declarou o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Marechal, Luciano Cremonese.
A campanha é permanente e para sua realização o Sicoob Marechal disponibilizou os kits do projeto. As caixinhas pega pilha ficarão expostas nas lojas em local de fácil acesso aos clientes, facilitando o descarte de pilhas e baterias. "Para nós essa parceria é fundamental, porque se não fosse através do Sicoob não teríamos como realizar esta ação", enfatizou a proprietária da ProSaúde, Sandra Klein, apontando os valores da empresa: "A ProSaúde visa a qualidade de vida como um todo. Nosso objetivo é proporcionar qualidade de vida através dos recursos que a natureza oferece e trabalhar conscientizando as pessoas que consomem nossos produtos, para que possam cada vez mais desenvolver hábitos saudáveis, tanto consigo quanto em sociedade. O projeto Papa Pilhas vem de encontro com este objetivo, pois tem o intuito de desenvolver práticas de consumo condizentes com a política sustentável", frisou.
Como o projeto é de abrangência nacional, após feita a arrecadação do material, a loja ProSaúde fará o repasse para a cooperativa Sicoob mais próxima, a qual fará a destinação para uma empresa responsável que faz o processo de reciclagem e atua no tratamento e destinação final de cada resíduo das pilhas e baterias.
Dentre os principais objetivos do projeto estão à sensibilização quanto à importância e necessidade de revisar as atitudes de consumo praticadas, divulgar a importância do consumo equilibrado, a fim de poupar os recursos naturais e contribuir com a preservação do meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida.