(Foto: facebook)
O valor anual das compras governamentais é muito alto, o que se torna benéfico para fornecedores. Porém, nem todas as empresas estão preparadas para atender essa demanda. De 19 a 22 de setembro, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), através do Ponto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, disponibiliza o treinamento 'Compras Governamentais para Fornecedores', com o consultor em gestão Valtemar Sartorelli.
O curso, com carga horária de 16h, acontece no Auditório da Acimacar, das 19h às 23h nos cinco dias. Segundo o gestor do Programa de Compras Governamentais do Sebrae, José Altair Schimmelfennig, ser fornecedor do governo é uma oportunidade vantajosa de negócio.
"Os órgãos públicos pertencentes às administrações diretas e indiretas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios compram muito. Essas compras de mercadorias, serviços e obras são feitas por um processo público, diferente da compra normal efetuada por pessoas físicas ou jurídicas. As vantagens são inúmeras: o volume financeiro movimentado por este mercado; a transparência exigida por lei; o tratamento favorecido, dado por lei, para microempresas e empresas de pequeno porte; o apoio do Sebrae, Associações Comerciais e Escritório de Compras e outras", afirma.
O gestor também salienta que ser fornecedor é uma oportunidade que está aberta a qualquer empresa que atenda os requisitos do edital. "Desde que esteja em dia com a documentação, independente do porte: MEI, ME, EPP ou GE, todos podem participar. O tratamento favorecido é dado para MEI, ME ou EPP, de acordo com o estatuto nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte."
Ele conta ainda que vender requer esforço e dedicação, independente qual seja o público comprador. "Para participar de licitação o esforço é diferente, mas nada impossível, mais fácil do que a maioria imagina."