(Foto: Divulgação)
Com o objetivo de conscientizar e instruir comerciantes e população sobre como é possível minimizar a incidência de crimes, como furtos ou roubos através de pequenas atitudes, o capitão do Batalhão de Fronteira (BPFron), Nairo Cardoso, ministrará uma palestra gratuita no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
A palestra que acontece dia 07 de julho, às 15h30, abordará temas relativos a uma pesquisa realizada pelo Polícia Militar do Paraná. Foram detectadas características semelhantes que influenciam decisivamente na questão de segurança. Problemas em comum nas estruturas, design ou a área ao entorno de comércios e residências facilitam a atuação dos criminosos.
Foram estudados 101 estabelecimentos comerciais, com maior incidência de furtos em Curitiba, e então formatada uma cartilha chamada "Arquitetura contra o Crime". A cartilha possui instruções para melhorar os níveis de segurança ao utilizar os conceitos de Prevenção contra o Crime.
De acordo com o capitão, a segurança pública é um dever do estado, mas direito e responsabilidade de todos, portanto, a população em geral deve se envolver e ajudar na prevenção. "Existe um triângulo do crime formado por: crime, vítima e oportunidade. O crime pode acontecer com qualquer vítima, mas podemos diminuir as oportunidades, é nisso que queremos trabalhar e chamar a atenção do cidadão para cooperar com a polícia", explica.
A palestra visa esclarecer questões referentes às melhores maneiras de organizar estabelecimentos comerciais ou moradias e outras atitudes que podem contribuir para dificultar ações criminosas. "Queremos repassar estratégias básicas como vigilância natural, controle de acesso nos estabelecimentos, disposição de mercadorias da maneira correta e outros cuidados como não deixar bolsas a vista em carros, não deixar janelas abertas em residências, atitudes simples que fazem diferença. Existem locais em Marechal que foram mais vitimizados devido a um perfil menos planejado."
O capitão afirma que a mudança mais efetiva precisa partir da atitude dos comerciantes e da comunidade. "Queremos conscientizá-los e promover uma mudança na atitude. Não apenas alterações estruturais, mas uma transformação no comportamento. Formar uma cultura de prevenção que estão em medidas simples, às vezes sem custo, mas que aumentam a segurança em todo o entorno. Quem não previne o crime acaba colaborando com ele."
A palestra é uma realização da Acimacar em parceria com o Sicoob Marechal. Mais informações e inscrições pelo telefone 3254-5704, com Josiane.