(Foto: Divulgação)
Através do termo firmado recentemente entre o município de Marechal Cândido Rondon e o Instituto Água Viva, está sendo realizado no município um cadastro das árvores urbanas. As atividades iniciaram pela região central entre as Avenidas Irio Welp e Rua Cabral e as Ruas Ceará e Minas Gerais.
O levantamento da arborização está sendo realizado pela Unioeste. Para tando os funcionários da universidade passaram por um treinamento para posteriormente ir a campo realizar os serviços. Todas as árvores da sede deverão ser identificadas, fotografadas e incluídas em um sistema. Posteriormente estes dados irão ser disponibilizados no site do município para toda a população. Através disso a Secretaria de Agricultura e Política Ambiental poderá gerenciar o sistema de poda e retiradas de plantas, caso seja necessário.
A equipe de trabalho é formada por seis servidores , que deverão detalhar cerca de 10.000 árvores. Além destes servidores, também alunos das Ciências Agrárias poderão se integrar na execução do projeto.
O levantamento compreende além da identificação da espécie das árvores, a presença de doenças e pragas, altura, idade aproximada, tamanho da copa e outros detalhes, como os conflitos da copa com a fiação elétrica, situação das raízes e largura das calçadas.