Capacitação com representantes da escola está acontecendo no auditório do paço municipal. (Foto: Ademir Herrmann)
Dados apontam que 60% da população brasileira está endividada e isso ocorre, muitas vezes, pelo fato da população não ser instruída quanto a uma vida financeira saudável. Marechal Cândido Rondon, assim como outros municípios da região, está dando um passo importante para orientar os alunos desde pequenos com relação a esta questão, com a implantação de um Programa de Educação Financeira em todas as escolas municipais. O projeto é desenvolvido pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, coordenado pela professora Angela Caregnato e pela diretora do departamento de ensino, Terezinha Weimer. Também conta com o apoio da Itaipu Binacional.
O programa será aplicado aos alunos da Educação Infantil ao 5º ano. Nesta quarta-feira, dia 09, e quinta-feira, dia 10, representantes das escolas municipais estão participando de uma capacitação no auditório da prefeitura para estarem aptos a repassarem o conteúdo aos alunos.
O instrutor Altemir Farinhas, da empresa Equilíbrio Financeiro, ressaltou que a capacitação é voltada para que os profissionais possam repassar os conteúdos e também receberem informações para a sua vida pessoal. "Os dados apontam que grande parte da população não sabe lidar com o dinheiro. Em 2010 o Brasil iniciou um Programa de Educação Financeira nas escolas para o ensino médio. Em 2013, 45 países começaram educação financeira nas escolas. Marechal Rondon sai na frente de muitos municípios, pois também está trabalhando com as crianças. Com certeza estas serão melhores consumidores que do que nós", defende o instrutor.
Altemir explica que os alunos receberão materiais e os pais também participarão do projeto. "Os alunos receberão um kit com livros que de forma dinâmica e lúdica mostram o que é e como trabalhar com o dinheiro. E os pais também receberão dois livros. Na escola os professores trabalharão a origem do dinheiro, por que o dinheiro vai no banco, por que o dinheiro paga as contas de casa, ou seja, ele vai entender de onde o dinheiro vem e para onde vai. Os pais vão observar mudanças em seus filhos, pois eles vão começar a falar de poupança, de controle com os gastos, entre outros. Com certeza este programa trará inúmeros benefícios às famílias".