(Foto: Nino Willemann )
Na noite desta terça feira tivemos uma rodada com jogos atrasados da Copa Amenorte de Futsal de base no município de Japura.
Não sou de falar de arbitragem, mas acompanhei ao vivo estes jogos e o que vi em quadra foi algo inacreditável por parte dos árbitros escalados para apitar os jogos.
Bolas saindo pela lateral da quadra e não ser dado lateral acarretando em gols, faltas dadas somente para um time, enquanto o outro literalmente apanhava dentro da quadra.
Não vou citar nomes e nem qual time foi beneficiado, mas o que eu penso quando se trata de jogos de base que envolvam crianças de 8, 9, 10 e 11 anos, é que o primeiro exemplo tem que ser dado pela equipe de arbitragem. Estamos moldando atletas e futuros cidadãos para que cresçam de modo saudável e honestos e jamais um exemplo contrário a estes preceitos devem ser colocados em quadra durante um jogo que envolve crianças nas idades citadas acima.
Espero que no próximo ano os organizadores revejam essa situação com maior clareza e contratem uma equipe de árbitros que mais do que apitar jogos, estejam comprometidos em ser um exemplo para essas crianças.
Isso só irá fazer o futsal crescer, irá fazer as crianças amadurecerem saudáveis e honestas.
Jamais me calarei diante do que vi nesta última terça feira no município de Japurá.
Quem quiser ganhar que ganhe pelo melhor preparo físico e técnico e não com "suposta" ajuda de uma arbitragem sem critérios nenhum, uma falta de vergonha e de respeito com as crianças, com os treinadores, com os pais e familiares que vieram até o ginásio acompanhar seus filhos. Realmente uma arbitragem péssima, para não dizer outra coisa.
Na semana que vem trago a tabela de classificação atualizada e os resultados dos últimos jogos. Da sucursal de Cianorte: Nino Willemann