(Foto: Departamento de Imprensa de MCR)
A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, por meio do Setor de Vigilância em Saúde, alerta sobre o aumento de casos notificados de dengue nas últimas semanas.
Conforme o boletim emitido pela SESA (Secretaria Estadual de Saúde) na última terça-feira (15), foram notificados 151 casos desde o mês de agosto em Marechal Rondon, dos quais quatro confirmados, 53 descartados e 89 em investigação.
Em virtude do avanço nos números, as equipes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde orientam que entre os cuidados a serem adotados estão o uso de repelente diariamente, preferencialmente por pessoas com sintomas, pois pode evitar que outros membros da família sejam acometidos pela doença.
Além disso, o uso de aparelhos inseticidas e de spray dentro de casa também é indicado, em especial nos locais escuros com pouca circulação de ar, como por exemplo atrás de sofás, guarda-roupas e nos ambientes em que são guardados utensílios. Outro cuidado essencial é manter os quintais livres de materiais que possam acumular água e se tornar proliferadores do mosquito Aedes aegypti.
A Secretaria Municipal de Saúde menciona que a vacina contra a dengue está disponível nas salas de vacina dos postos de saúde para a faixa etária de dez a 14 anos, segundo indicado pelo Ministério da Saúde.