(Foto: Departamento de Imprensa de MCR)
De Goioerê - Com uma das maiores edições do Campeonato Paranaense de Handebol Cadete, a cidade de Goioerê se transforma na casa da modalidade de 05 a 08 de julho. Promovido pela Liga de Handebol do Paraná, a competição conta com a participação de 56 equipes nas divisões Ouro e Prata, reunindo mais de 1000 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes esportivos, staff e arbitragem.
Ao longo de quatro dias, mais de 180 jogos serão disputados em cinco ginásios do município: 10 de Agosto, Jardim Universitário, Jardim Lindoia, Jardim Curitiba e Clube de Campo.
Além da cidade-sede, estão representados na disputa mais 40 municípios, sendo Alto Paraná, Apucarana, Astorga, Bom Sucesso, Cambé, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Corbélia, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Francisco Alves, Guarapuava, Ibiporã, Jardim Alegre, Jussara, Londrina, Mandaguaçu, Marialva, Mariluz, Maringá, Mercedes, Medianeira, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Palmeira, Pinhão, Ponta Grossa, Prado Ferreira, Ribeirão do Pinhal, Santa Helena, Santo Antônio do Sudoeste, Sarandi, São Miguel do Iguaçu, Saudade do Iguaçu, Tapejara, Umuarama, Ubiratã, Uraí.
As decisões pelo título estadual da temporada 2024 acontecem nesta segunda-feira (08) e prometem grandes emoções. Em 2023, soltaram o grito de campeões na Chave Ouro a seleção feminina de Jussara e a masculina do Colégio Marista Pio XII/LHCG/Semesp, enquanto na Chave Prata as meninas de Uraí e os meninos de Tapejara conquistaram a medalha dourada e ascenderam a primeira divisão da competição.
Desenvolvimento das categorias de base
O Campeonato Paranaense de Handebol Cadete vai além da busca por um título. A competição é vista como um importante momento para o desenvolvimento das categorias de base do handebol no estado. O presidente da Liga de Handebol do Paraná, Roberto Ferreira Niero, destaca o trabalho realizado pelos clubes e municípios na formação de novos talentos, além da atenção dada pela entidade às categorias menores. “A participação maciça dos clubes e municípios na competição da categoria cadete é fruto do trabalho realizado pelos técnicos e também é resultado da atenção que é dada pela Liga de Handebol do Paraná à categoria”, salienta Niero, enfatizando: “O investimento nas categorias de base, com o novo modelo do Festival Paranaense, realizado hoje por regiões, é fundamental para o futuro do handebol paranaense”,
O Campeonato Paranaense de Handebol Cadete conta com apoio da Itaipu Binacional, Sanepar, Copel, Kempa, Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH) e da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).