(Foto: Departamento de Imprensa de MCR)
Durante o planejamento do 1º trimestre do ano letivo voltado para professores das disciplinas de ciências e de educação ambiental, que atuam na rede municipal de ensino de Marechal Cândido Rondon, ocorreu a apresentação do PROÁGUA (Programa Educacional de Incentivo à Sustentabilidade e Uso Consciente da Água). A exposição do esboço do programa foi nesta tarde de quinta-feira (1º), no auditório da prefeitura rondonense, e contou com a presença do secretário municipal de educação, Fernando Volpato.
Através de iniciativa do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o PROÁGUA será realizado a partir deste ano nas turmas de 3ª série de todas as escolas municipais e em instituições privadas, tanto da sede quanto dos distritos. Conforme o técnico ambiental do SAAE, Fábio Regelmeier, haverá a distribuição de uma cartilha aos alunos de 3ª série com abordagem sobre os cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade, priorizando a preservação da água.
Segundo ele, além dos módulos em sala de aula, ocorrerão visitas técnicas na ETA (estação de tratamento de água) e na estação de tratamento de esgoto. Fábio expõe que no final do ano ocorrerá um concurso de desenho e frase, com premiação aos estudantes que se destacarem, aos professores e às escolas.
O PROÁGUA será desenvolvido através de parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o SAAE. O programa foi instituído pela lei nº 5.488, de 21 de dezembro de 2023, assinada pelo prefeito Marcio Rauber e pelo secretário municipal de administração, Marcelo Portela.