(Foto: G1)
A maior cidade do Alto Vale do Itajaí, Rio do Sul, e outros municípios da região correm risco de enfrentar uma nova enchente entre esta terça e quarta-feira (28 e 29). Blumenau também deve registrar elevação do Rio Itajaí-Açu que pode atingir até 8 metros — o que, se confirmar, configura a sétima cheia de 2023.
É isso que diz o alerta emitido pela Defesa Civil do Estado nesta segunda (27). A previsão é de chuva intensa até quarta-feira, com acumulados que podem chegar a 200 milímetros em parte do Médio e Baixo Vale e até 130 milímetros no Alto Vale.
Diante desse cenário, a Defesa Civil projeta que o Itajaí-Açu deve alcançar de 6,5 metros a 8 metros em Rio do Sul, de 3 a 4 metros em Trombudo Central, de 6,5 a 8,5 metros em Taió, de 5 a 6 metros em Ituporanga e até 8 metros em Blumenau. Em Rio do Sul, as primeiras ruas ficam inundadas quando a altura do rio atinge 6,5 metros.
Em Taió e Blumenau a enchente começa em 8 metros. Na maior cidade do Vale, a previsão do AlertaBlu indica que a chuva continuará ao longo desta noite, com risco de momentos com temporais isolados de curta duração. A chuva ganha força em diversas regiões, incluindo o Vale, entre a noite desta segunda e madrugada de terça, reforça a Defesa Civil.
“O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Os temporais também podem provocar danos à rede elétrica, destelhamentos, queda de galhos e árvores. A chuva persiste até às primeiras horas de quarta-feira (29)”, complementa o comunicado. (NSC)