No último sábado Internacional e Corinthians faziam uma partida em alto nível, quando o meia colorado Edenilson dirigiu-se ao árbitro alegando que o lateral direito do Corinthians o teria chamado de macaco.
A partida ficou paralizada por mais de cinco minutos. O jogador corinthiano foi cobrado pelos jogadores dos dois times, mas negou o fato, alegando que foi mal interpretado.
Após a partida o jogador colorado afirmou:
"Eu sei o que ouvi. Provavelmente não reagi da forma como deveria pois foi a primeira vez que passei por isso e me incomoda chamar atenção de outra forma que não seja jogando futebol. Ser xingado pelo tom da minha pele... minha reação foi de não parar a partida pois o jogo estava bom e ao mesmo tempo eu não queria que tomasse a proporção que tomou justamente por nunca ter passado por isso. Independente da nossa cor, o caráter sempre falará mais alto"
O fato constou no relatório da arbritagem que foi utilizado para a confecção do Boletim de Ocorrência, que resultou na prisão do jogador corinthiano, que após pagamento de R$ 10.000,00 de fiança foi liberado.
Cabe agora as investigações e diligências das autoridades competentes, e a partir das provas do ocorrido, a aplicações das medidas cabíveis ao caso.