(Foto: Departamento de Imprensa de MCR)
A universidade promove atividades relativas ao solo, para confirmar sua relevância, composição e importância da preservação
No mês de março iniciaram as atividades presenciais do projeto de extensão “O Solo na Escola”, desenvolvido pelo curso de licenciatura em Geografia no campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). As atividades são coordenadas pelos professores Vanda Moreira Martins e Mateus Marchesan Pires. Atualmente conta também com dois bolsistas e acadêmicos voluntários.
O projeto foi iniciado em 2017 e atualmente possui o caráter permanente. Nele são realizadas tutorias de apoio teórico-metodológico e prático para a comunidade escolar, tendo como objetivo o ensino do solo destacando a sua importância socioambiental no campo e na cidade.
Nas ações do projeto são desenvolvidas práticas pedagógicas com materiais didáticos diversos, pensados e elaborados pelos professores e bolsistas, que quando inseridos no processo de ensino e aprendizagem tornam-se significativos e lúdicos, auxiliando na compreensão sobre a temática.
Especialmente neste ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon, o projeto atenderá todas as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental - anos iniciais do município e dos distritos. A cada semana um grupo de alunos do município vai até a Unioeste para realizar atividades relativas ao solo, para confirmar sua relevância, composição e importância da preservação.
Já nas escolas do interior, os acadêmicos irão até as escolas para realizar as atividades.
A assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Andrea Jaqueline Bach, elogiou a iniciativa: “O projeto é de grande relevância para os alunos, pois podem aprender na prática os conceitos relativos ao solo, sua formação, composição, importância e necessidade de preservação. Agradecemos a Unioeste por acolher nossos alunos”, salientou.