(Foto: Departamento de Imprensa de MCR)
Preparada para tratar 30 litros de água por segundo, a estação amplia a capacidade de produção atual em mais de 2,5 milhões de litros de água por dia para o sistema de abastecimento do SAAE
Solenidade realizada na manhã deste sábado (26), na Linha Guarani, no interior de Marechal Cândido Rondon, culminou na inauguração oficial da Estação de Tratamento de Água (ETA) Diego Alexandre Tech.
A ETA compacta envia água para a rede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) desde o dia 07 de março, todavia a unidade encontra-se em funcionamento desde o final de fevereiro. Trata-se de uma nova fase no fornecimento de água, já que a sede, que sempre foi abastecida com água de poços profundos e de minas superficiais, agora também recebe água proveniente de rio. O investimento foi de mais de R$ 3 milhões, através do SAAE. A unidade foi instalada às margens do rio Arroio Fundo.
Preparada para tratar 30 litros de água por segundo, a estação amplia a capacidade de produção atual em mais de 2,5 milhões de litros de água por dia para o sistema de abastecimento. A água retirada do rio passa por tratamento e análise até ser enviada para a rede, onde, nos reservatórios, se junta à água dos poços e minas.
Estiveram presentes o prefeito Marcio Rauber; diretor-executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Vitor Giacobbo; presidente da Câmara, vereador Pedro Rauber; secretários municipais e vereadores Sauer, Paleta, Suko, Dionir, Carlinhos e Rafael; ex-prefeito Dieter Seyboth, que atuou como diretor do SAAE quando da elaboração do projeto; a mãe do homenageado, Cleci Tech, tias Clair e Cleni e o primo Gilson Metz; lideranças e veículos de imprensa.
Homenagem
Diego Alexandre Tech nasceu 04 de janeiro de 1986, filho de Dari Eloi e Cleci Tech. Ele foi aprovado em concurso público do Saae em 2008 para o cargo de Agente de Produção e Operação, sendo nomeado através da Resolução 61/2009, em 29 de setembro de 2009.
No dia 07 de março de 2012, enquanto trabalhava na escavação para ampliar a rede de esgoto nas proximidades da BR-163, ocorreu desmoronamento de terra. Diego foi soterrado e faleceu.
O projeto de lei de autoria do vereador Pedro Rauber foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, transformando-se em lei municipal