(Foto: Departamento de Imprensa de MCR)
Foco da campanha Março Azul-Marinho foi apresentado nesta manhã aos médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde
Médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon participaram, na manhã desta quinta-feira (03), de uma capacitação sobre a campanha Março Azul-Marinho, desenvolvida em prevenção ao câncer colorretal, bem como sobre a importância dos pacientes com a doença buscarem o tratamento.
Os profissionais assistiram palestras ministradas pelo nutricionista Rafael Heinrich, que também é vereador, e pelo médico cirurgião do aparelho digestivo, Darlan Parreira. Rafael e Darlan abordaram sobre os sintomas, causas do câncer colorretal, formas de prevenção, entre outros.
Em Marechal Rondon, a campanha é uma iniciativa da administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde. Estão à frente da organização as coordenadoras do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Taniclear Becker, e da Atenção Primária à Saúde (APS), Raquel Rech.
Durante a capacitação, Rafael e Darlan trataram sobre o público-alvo que deve realizar o exame de sangue oculto nas fezes, respectivamente homens e mulheres de 50 a 65 anos. Também foi lançada a campanha, que ocorre até o dia 31 de março em todas as unidades de saúde da sede e dos distritos, com rodas de conversa e palestras à comunidade rondonense.