(Foto: Departamento de Imprensa de MCR)
Terraplanagem deve durar cerca de 60 dias. Previsão é de que a edificação seja entregue em dois anos
Quem trafegar a partir desta segunda-feira (17) pelo quilômetro 26 da PR-467 em Marechal Cândido Rondon, vai enxergar máquinas trabalhando na terraplanagem da futura sede própria do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). Trata-se de um marco para Marechal Rondon, cidade-sede do BPFron, e para a segurança pública do estado do Paraná.
Autoridades como o prefeito Marcio Rauber e o deputado estadual Elio Rusch, autor do projeto de criação do BPFron, comemoram o início dos trabalhos de construção da sede própria, justamente por se tratar de uma conquista importante.
A expectativa, segundo representantes da Construtora Êxito, vencedora do processo licitatório do governo do estado, é de que a terraplanagem seja realizada no período de 60 dias. Eles mencionam que conforme o serviço avança, ocorre a instalação da infraestrutura para então edificar a obra propriamente dita.
Investimento
O novo espaço terá em torno de 9 mil metros quadrados de área construída, e contemplará as partes operacional e administrativa. Sinônimo de destaque pela sua atuação terrestre e aquática, a nova sede do BPFron contará com hangar e heliponto, com a possibilidade de apoiar operações aéreas.
O investimento está previsto em R$ 32,5 milhões, obtido por meio de financiamento do governo do estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ordem de serviço visando à construção foi assinada pela Paraná Edificações. Está prevista a entrega da sede própria em até dois anos.
BPFron
Criado em 25 de julho de 2012, o BPFron é responsável por mais de 139 municípios da região fronteiriça e exerce um trabalho integrado com as polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal, Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército Brasileiro, forças de segurança do Paraguai e da Argentina, entre outros órgãos.