A fabricante brasileira firmou uma parceria com a Eve Urban Mobility Solutions Inc e a norte-americana Halo, líder em serviços de táxi aéreo nos EUA e na Inglaterra, para seguir o projeto. O objetivo é entregar as primeiras unidades ainda em 2026.
Como funciona o eVTOL?
O veículo elétrico movido a bateria faz pousos e decolagens verticais sem precisar do comando de um piloto. Por conta deste sistema de funcionamento, ele será bem mais silencioso do que um helicóptero comum e contribuirá para o clima justamente por não emitir poluentes nas viagens.
Leia mais:
De acordo com a Embraer, a parceria entre as três empresas possibilitará o lançamento de 200 unidades, que devem ser levadas para os EUA e Grã-Bretanha, sendo essa uma das principais encomendas já feitas para a mobilidade aérea urbana.
Um segundo pacote foi solicitado nos últimos dias pela empresa brasileira Helisul, com 50 unidades. A parceria entre as marcas será importante também para outros serviços no aprimoramento de tráfego aéreo.
O início do trabalho será com helicópteros, mas a ideia é que as pesquisas avancem com o objetivo de que anos depois cheguem os primeiros “carros voadores”.
O eVTOL também possui uma parceria com a Uber para possibilitar voos comerciais após 2023. Por conta da pandemia e dos necessários aprimoramentos nas legislações, esse prazo pode ser postergado. Será que as viagens serão baratas? É o que vamos descobrir nos próximos anos.